Recentemente muito tem se falado sobre trauma, muitas novas terapias vêm surgindo e o crescimento nesta área criou o que chamamos de abordagem Trauma-Informed, termo usado no mundo inteiro para designar um conjunto de conhecimentos interdisciplinares sobre trauma.
A terapia centrada no trauma concentra-se no impacto do trauma passado nas experiências de vida e nos relacionamentos atuais. Durante o processo terapêutico, ajudamos a compreender o papel do trauma em suas emoções, comportamentos e padrões de pensamento, e principalmente, aprender a regular o sistema nervoso e assim processar o que ficou congelado no trauma, conduzindo o corpo a liberar a energia que ficou presa dentro dele.
Essa abordagem pode te ajudar a reconhecer experiências traumáticas com segurança, mesmo que você pense que seus problemas não têm nada a ver com trauma. Isso ocorre porque compreendemos que experiências de vida emocionalmente estressantes estão na raiz de muitas dificuldades psicológicas, emocionais ou comportamentais que as pessoas enfrentam e desejam curar.
O trauma não reside no evento externo que induz dor física ou emocional, nem na dor em si. O trauma é gerado quando não conseguimos liberar a energia bloqueada e superar, uma após a outra, todas as reações físico-emocionais à experiência da pessoa que sofreu. O trauma não é o que acontece, mas o que guardamos dentro de nós na ausência de uma testemunha empática.
Peter levine, criador do Somatic Experiencing, minha abordagem Trauma-Informed